Tratamento

Articulação Temporomandibular

Partindo do princípio que os músculos conduzem o posicionamento dos ossos. O esqueleto humano é todo articulado. Levando em consideração a montagem desse a partir da articulação temporomandibular e considerando ainda o osso mandibular, como uma importante peça na formação dessa articulação, já que nos extremos estão os côndilos, que são recepcionados pela cavidade glenoide, formando assim a ATM.

Os limites e proporções côndilo X cavidade glenoide, precisam estar perfeitamente equilibrados (levar em consideração a duplicidade da ATM, cavidade glenoide e côndilo direito e esquerdo) essa condição bilateral exige perfeita sincronia e equilíbrio do osso mandibular.
O paralelismo e a distância articular respeitada conferem à coluna posição ereta e centralizada. No comando de tudo isso estão as peças dentárias e a malha muscular, postados numa cadência sem distorções para a direita ou para esquerda. 

As escápulas se manterão paralelas já que a articulação dos ombros, estará em posição correta, graças ao início da montagem do esqueleto a partir da correta posição da ATM. Seguindo para os ilíacos, com alinhamento perfeito da articulação dos joelhos até os tornozelos. É possível imaginar o peso espetacular dos dentes na montagem do esqueleto humano?

A rotação das vértebras, origina curvaturas. Essa rotação causa a escoliose, já que conduz as vértebras a formação de curvas. Várias correntes pregam prognósticos muito sombrios e a negativa de prevenção da escoliose. Discordo, voltando a dizer que as escolioses precisam iniciar a prevenção e o tratamento na ATM.
Os coletes são artefatos paliativos. Quando muito bem adaptados conduzem as vértebras para a posição anatômica boa ou próximo ao ideal, porém as mesmas não conseguem se manter em posição após a retirada do colete (proporcionam o enfraquecimento da musculatura de sustentação ou do tônus postural).
As causas das escolioses não são conhecidas. Atribuo a dificuldade em pesquisar e avaliar o corpo em toda as áreas. Falta o olhar por inteiro. Os estudos fracionados, as especialidades, proporcionam equívocos. Estudar o esqueleto fracionado, principalmente, tratando-se de postura, alinhamento e função é um erro.

Escolioses

Escolioses

As escolioses, os desvios da coluna cervical estão rigorosamente atreladas a ATM (articulação temporomandibular). Essa articulação tem importante papel na montagem do esqueleto humano.

A coluna vertebral com suas 36 vértebras é ligada à calota craniana com o auxílio da primeira vértebra o Atlas (anatomia diferenciada das
demais vértebras) e do axis, a segunda vértebra. A anatomia dessas duas vértebras proporcionam a sustentação da calota craniana, assim como dos movimentos de rotação, executados através do eixo odontoide (dente do axis). À partir daí, segue a montagem. Coluna cervical, cintura escapular, esterno, costelas, formando a caixa torácica.

Qual a importância disso para o dentista? E mais, para todos que trabalham com o corpo?

A regência desse sistema intrincado de articulações, ligamentos, malha muscular, fascia, articulação temporomandibular é dos dentes. Eles estão no comando, fornecem a diretriz do posicionamento do osso mandibular.

Esse osso apresenta no seu extremo os côndilos, que são recepcionados pela cavidade glenoide. A forma e o tamanho das peças dentárias são responsáveis pela estabilidade e o posicionamento do osso mandibular.

As proporções crânio faciais estão guardadas na qualidade dessa importante articulação.

"Foge ao entendimento dos ortopedistas o envolvimento dessa articulação ( ATM ) com a qualidade da postura e o alinhamento da coluna cervical. A cadeia muscular está diretamente ligada às proporções craniofaciais."

As escolioses são idiopáticas, ou seja, não conhecemos a causa. No entanto, o olhar voltado para as proporções craniofaciais e para a ATM podem resolver infinitos problemas e tirar muitos pacientes do sofrimento.

A Fisioterapia, RPG e Pilates podem ser grandes aliados no tratamento das escolioses. Não promovem a cura já que a ação precisa ser Biomecânica e com a interferência dos dentes, para chegarmos a bons e seguros resultados. 

As rotações mais severas com curvas acentuadas no dorso, indiscutivelmente vão precisar de tratamento cirúrgico. O que não elimina a continuidade do tratamento da função correta da oclusão e da investigação profunda das proporções craniofaciais. Feito isso podemos admitir o sucesso no tratamento, caso contrário a porta continua aberta para novas rotações das vértebras.

Paciente quando chegou ao consultório

Resultado obtido em 3h no primeiro atendimento.

FALE CONOSCO

Av. Luiz Carlos Prestes, 410, sala 220, Barra da Tijuca
CEP 22775-055 Rio de Janeiro, RJ
Tel: (21) 2104-9644 / 2104-9629 / 3325-4593
secretaria@jamillabarroso.com.br

Siga a Dra. Jamilla